Emprego
Classificados
Meteorologia
Farmácias
Resultados Futebol

Arquivo

Sociedade

Câmara do Cartaxo promete melhorar os serviços
Lixo e buracos perturbam moradores da estrada do Larau

foto
Edição de 2007-03-21

Por: Ricardo Carreira

Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

Pó que levanta à passagem de carros, buracos que fazem tremer as mãos agarradas ao volante e lixo acumulado no lado de fora de contentores são cenários que afectam os moradores da estrada do Larau, Casal das Laranjeiras, na Ribeira do Cartaxo. São 25 as famílias que estão descontentes com o estado a que chegou aquela artéria e que reclamam uma intervenção urgente da Câmara do Cartaxo.

Ao longo de mais de um quilómetro de extensão existem apenas dois contentores de lixo, que não são despejados com frequência. Os moradores dizem mesmo que, em regra, a espera é de uma semana, e que já chegaram a passar 16 dias para que se efectuasse esse serviço. “Que pelo menos façam a recolha do lixo duas vezes por semana”, observa Maria da Conceição Ferreira. A moradora atribui o “desleixo” actual à ausência do vereador Pedro Ribeiro, desde o ano passado, por doença. Maria de Jesus, a mais antiga moradora, com 82 anos, confirma que só o ano passado começou a piorar o serviço. Seja o de recolha do lixo como o do arranjo ocasional da estrada de terra batida.

As queixas são repetidas cerca de 300 metros mais abaixo, na zona final da estrada. Os buracos sucedem-se uns atrás de outros. Não existem valetas e quando chove a rua torna-se num rio de lama. Maria Fatela diz que os carros é que sofrem com a estrada e que nem os taxistas lá se querem aventurar ou sequer os transportes urbanos da cidade. “Em Azambuja qualquer estrada entre vinhas está alcatroada, só no Cartaxo é que não se vê nada disso. Esta zona da Ribeira está muito desprezada e esquecida”, lamenta-se.

Como se não bastasse a dificuldade dos acessos, a entrada desde a estrada nacional que segue para Santana tem um grande rebaixamento, no qual os carros batem com a parte inferior. Existe ainda um poste da EDP no meio da estrada há dezenas de anos. Face às queixas dos moradores o vereador da Câmara do Cartaxo, Francisco Casimiro (PS), refere a O MIRANTE que assim que a situação do atraso na recolha do lixo foi conhecida foram dadas instruções aos serviços de higiene e limpeza para melhorarem a sua prestação.

Quanto ao estado da rua o vereador refere que quando for aprovado um pacote de intervenções em ruas do concelho a estrada do Larau será daquelas a incluir, previsivelmente durante o corrente ano. Francisco Casimiro adiantou ainda que a estrada do Larau será também uma das que irá contar com números de polícia e a atribuição de um nome.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Gostei Concordo
Comentários
Nome Email
Autorizo a eventual publicação na edição em papel do Mirante.

2008 © Jornal O MIRANTE, todos os direitos reservados | Termos de Utilização | Política de Privacidade | FAQ’S | Contactos | RSS

Voltar ao topo