Emprego
Classificados
Meteorologia
Farmácias
Resultados Futebol

Arquivo

Desporto

Época columbófila do distrito de Santarém prestes a começar

Edição de 2004-02-26
Imprimir ArtigoComentar ArtigoEnviar para um amigoAdicionar aos favoritos

A época desportiva de columbofilia do distrito de Santarém começa a disputar-se no próximo dia 27 de Fevereiro, sexta-feira, e só termina em 26 de Junho. Pelo meio há 21 provas a cumprir nas modalidades de velocidade, meio fundo e de fundo, cada qual com sete torneios.

Competições em que os pombos compreendem distâncias entre os 150 e os 300 quilómetros na velocidade, entre 301 a 500 quilómetros no meio fundo, enquanto nas provas de fundo, as distâncias são ainda maiores, de 501 a 800 quilómetros.

O distrito de Santarém tem sido um expoente máximo da columbofilia nos campeonatos nacionais e internacionais, tendo marcado sempre presença honrosa nas exposições nacionais, internacionais e olímpicas. Apesar de desconhecida do grande público, a columbofilia é, a seguir ao futebol, a modalidade com mais federados a nível nacional.

Só no concelho de Santarém há seis colectividades. Grupo Columbófilo Scalabitano, Grupo Columbófilo Pernense, Sociedade Columbófila de Vale de Figueira, União Columbófila do Vale de Santarém, Secção Columbófila do Centro de Desporto e Cultura do Verdelho e a Secção Columbófila da Cruz de Cristo da Póvoa da Isenta. No seu conjunto, congregam mais de 100 praticantes, que participam habitualmente com mais de dois mil pombos nas provas de velocidade.

Fundado em 14 de Abril de 1933, o Grupo Columbófilo Scalabitano (GCS) é uma das colectividades mais antigas do país. Alguns sócios, como António Valério, já contam mais de 50 anos dedicados à columbofilia e ao GCS, tendo já integrado diversos a direcção da colectividade, a Federação Portuguesa de Columbofilia e a Associação Columbófila do Distrito de Santarém.

Este ano o GCS conta com 40 associados a disputar os campeonatos, encestando mais de mil pombos, no qual participam alguns concorrentes de Almeirim. A colectividade vai marcar presença nas festas de Santarém, a 19 de Março, com largada de pombos.

Em Janeiro último, Santarém foi palco da trigésima primeira Exposição Nacional e a décima segunda Exposição Ibérica, certame visitado por mais de 20 mil pessoas, e considerado pelos entendidos como o melhor dos últimos anos.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Gostei Concordo
Comentários
Nome Email
Autorizo a eventual publicação na edição em papel do Mirante.

2008 © Jornal O MIRANTE, todos os direitos reservados | Termos de Utilização | Política de Privacidade | FAQ’S | Contactos | RSS

Voltar ao topo